No coração de Trás-os-Montes, o concelho de Mogadouro e o Festival Terra Transmontana tornaram-se os cenários de uma experiência única para Jacinta Barbosa e Lia Faria.
A convite do Município de Mogadouro e do projeto ORIGEM:MOGADOURO, a nutricionista Lia Faria e a personal trainer Jacinta Barbosa (e também criadoras de conteúdo) visitaram a região durante o Festival Terra Transmontana. A visita foi a oportunidade ideal para explorar a beleza natural e cultural de Mogadouro e divulgar costumes, tradições e sabores que tornam o concelho único.
Lia Faria é de Santo Tirso e é nutricionista desde 2015. Trabalha exclusivamente online e utiliza as redes sociais para uma maior proximidade com o seu público e partilhar o seu dia-a-dia. Nos seus tempos livres, Lia gosta de conhecer novos locais e de estar em contacto com a natureza, daí Mogadouro ter sido o local ideal para visitar no fim de semana passado e escapar à correria das grandes cidades.
Jacinta Barbosa é de Viana do Castelo e é personal trainer. Descreve-se como uma apaixonada pela vida e pela atividade física, adora viver novas experiências, oportunidades e descobrir novos lugares. Jacinta aproveitou o fim de semana para conhecer Mogadouro e desfrutar do melhor que o nosso território tem para oferecer.
Aventura no Rio Sabor e a Lenda da Serpente do Medal
Lia e Jacinta tiveram a oportunidade de imergir na natureza exuberante da região e o ponto inicial (e um dos pontos altos) da sua presença em Mogadouro foi o passeio de barco pelo Rio Sabor, proporcionado pela Natoursabor. Este rio, que atravessa a paisagem de Mogadouro, é uma importante fonte de biodiversidade e beleza natural.
Durante a tour, Lia e Jacinta puderam apreciar as paisagens deslumbrantes, aprender sobre a história do concelho e algumas lendas locais, incluindo a intrigante e surpreendente história da Serpente do Medal. A lenda conta a história de uma serpente gigante que habita no Rio Sabor, que guarda segredos ancestrais, criando uma envolvência cheia de magia e mistério.
À descoberta dos sabores de Mogadouro
Dando continuidade à viagem pelo desconhecido, Jacinta e Lia tiveram a oportunidade de conhecer a gastronomia do nosso concelho ao visitar vários restaurantes do território mogadourense. Com pratos profundamente enraizados nas tradições locais, puderam provar muitos dos ingredientes típicos que capturam a essência e autenticidade da gastronomia de Mogadouro. Para além disso, ainda tiveram a oportunidade de degustar os produtos ORIGEM:MOGADOURO, desde o vinho ao fumeiro, passando pelo queijo e pela tradicional posta.
No restaurante A Lareira puderam trocar algumas ideias com o chefe Eliseu Amaro, provar a frescura dos ingredientes locais e deliciarem-se com a tradicional posta. Na Tasquinha descobriram a autenticidade dos petiscos transmontanos, que capturam a essência dos sabores da região. No Lagar do Nicolau encantaram-se com a imersão nas tradições transmontanas que o espaço proporciona e no Primavera puderam experienciar a explosão de sabores dos produtos de Mogadouro.
Durante a sua estadia em Mogadouro, puderam ainda visitar o showroom ORIGEM:MOGADOURO, um espaço dedicado à exposição dos produtos locais e aos seus produtores. Com a sua visita, Lia e Jacinta puderam conhecer o que de melhor Mogadouro tem para oferecer e perceber a importância da autenticidade e preservação dos costumes e da tradição de Trás-os-Montes.
A visita de Lia e Jacinta a Mogadouro foi uma verdadeira comemoração da cultura e sabores transmontanos. Através das suas narrativas autênticas e apaixonadas, promoveram a riqueza cultural e gastronómica do nosso território e reforçaram a importância de valorizar e preservar as tradições locais. Destacaram a beleza natural e a hospitalidade de Mogadouro, convidando-nos a descobrir e experimentar o melhor que Trás-os-Montes tem para oferecer.
Veja mais momentos da Lia e da Jacinta neste maravilhoso fim de semana pela nossa origem, por Mogadouro.