Um projeto e uma marca, para dar a conhecer Mogadouro, na sua versão genuína e original

Esta iniciativa dedicada à digitalização do concelho contempla, essencialmente, a valorização, a divulgação e o apoio à comercialização dos produtos endógenos.

A Plataforma Digital ORIGEM:MOGADOURO faz parte da candidatura apresentada para o Recinto de Valorização e Promoção dos Produtos do Território, um projeto âncora cofinanciado pelas Estratégias de Eficiência Coletiva do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

Esta iniciativa dedicada à digitalização do concelho contempla, essencialmente, a valorização, a divulgação e o apoio à comercialização dos produtos endógenos, como o azeite, a amêndoa, o mel, o vinho, o queijo, os enchidos, os legumes, os cogumelos, o pão, o folar, a doçaria, os frutos secos – amêndoa, nozes, castanha, figos, a carne bovina Mirandesa, a carne suína – porco bísaro…, o artesanato – tecelagem, cestaria, rendas e bordados, a divulgação do património cultural e paisagístico e a promoção do potencial turístico do nosso território.

Este é um projeto desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Mogadouro (CMM) e os produtores e comerciantes do concelho, representados pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM).

A pré-apresentação do projeto foi feita no dia 14 de outubro, integrada nas atividades da Feira dos Gorazes, numa mesa redonda transmitida através das redes sociais onde participaram o Presidente da Câmara Municipal, António Pimentel, os Vereadores António Sebastião e Márcia Barros, o Presidente da Assembleia Municipal, Vítor Batista, o Presidente da ACISM, João Neves e o técnico do Município responsável pela concretização do projeto, Helder Valdez.

Durante toda a Feira dos Gorazes foi aberto o espaço ORIGEM:MOGADOURO, junto ao stand do Município, onde estavam expostos todos os produtores já aderentes e aqueles que foram aderindo ao longo dos 4 dias do certame.

O projeto ORIGEM:MOGADOURO é apresentado como uma experiência verdadeiramente autêntica, que inclui a terra, as pessoas, as tradições, os produtos regionais, o património, a cultura e as paisagens, com a perspetiva de dinamizar todo este conjunto de agentes territoriais potenciando o seu desenvolvimento sustentável e integrado.

O orgulho de “ser de Mogadouro”, aplicável às pessoas, aos produtos, às tradições que se repetem, à sabedoria que se transmite e ao património que se partilha, é o mote para a criação de uma marca que reúne em si toda a identidade do nosso concelho.
A plataforma está em franco desenvolvimento e será complementada com espaços físicos de exposição e logística, localizados no Recinto de Valorização e Promoção dos Produtos do Território e na sede da ACISM.

Durante estas jornadas de pré-apresentação do ORIGEM:MOGADOURO foi lançado o apelo para que os produtores e empresários locais adiram à iniciativa. Como todos os grandes projetos, este tem dois objetivos estratégicos de crescimento: o alargamento e o aprofundamento. O primeiro traduz-se na inclusão de um número cada vez maiores de aderentes, o segundo dedica-se a desenvolver uma metodologia de apoio à promoção e comercialização de produtos e recursos locais cada vez mais ampla, que consiga responder às necessidades emergentes dos fornecedores do produto ou serviço e, ao mesmo tempo, possa corresponder às expetativas dos consumidores, dispersos por um mercado global.

Fonte: Agenda Municipal (4º trimestre 2022)