A valorização dos produtos, produtores, artesãos e de tudo o que traduz a alma transmontana, é o reflexo da loja Transmontanices.
Um projeto de alma que pretende aumentar a expressividade comercial dos pequenos produtores.
Paulo Carvalho tem como principal atividade o design gráfico. Foram várias as as situações em que fez a rotulagem, packaging e merchandising de inúmeras marcas da região transmontana. Criou assim, uma relação de proximidade com os produtores locais, apercebendo-se ainda, que não existia uma espaço de comercialização, que reunisses os produtos regionais. Nasce a oportunidade, e assim surge a Transmontanices. Um local de valorização de produtos regionais e artesanato típico, onde os seus clientes tornaram-se, nos seus fornecedores.
Na Transmontanices, Paulo não confina a sua seleção de produtos à região de Mogadouro, toda a zona transmontana é abrangida.
A Transmontanices começou com um pequeno espaço, em 2013, situado na rua da República em Mogadouro. Com o tempo, sentiu-se a necessidade de ampliar este espaço, devido ao aumento da sua rede de contactos. Em 2017, a loja mudou para o seu espaço atual – no Largo Trindade Coelho.
Infelizmente Mogadouro ainda tem poucas marcas transformadoras de produtos. Ainda hoje a nossa seleção de produtos locais é diminuta.
Paulo Carvalho
Numa tentativa de combater essa tendência, Paulo criou as suas próprias marcas – a “Transmontanices” e a “Bô!”. Esta última, após algumas brincadeiras e adaptações do típico dizer “cumei e bubei”, deu origem à marca de vinho “Bobei”.


É nos meses de julho a setembro e mês de dezembro que a Transmontanices tem mais movimento. É uma loja que trabalha de forma sazonal, mais direcionada para os turistas. Também durante os eventos culturais de Mogadouro, como as Amendoeiras em Flor ou os Gorazes, se criam boas oportunidades de negócio.
Durante o resto do ano, o dia-a-dia da loja é bastante tranquilo. E, para combater essa pacificidade, Paulo leva a “Transmontanices” consigo e aposta em feiras, para a divulgação e promoção do espaço e dos seus produtos. Já esteve presente em feiras como: a Feira Ibérica de Turismo, a Feira Internacional de Lisboa (FIL), o Festival de Vinho do Douro Superior, a Feira “So Food So Good” e no Urban Market, feiras que acontecem no Porto. Quanto aos eventos que decorrem no território transmontano, Paulo costuma marcar presença na Feira do Fumeiro, na Feira da Castanha, na Feira da Caça, entre outras. De forma mais regular, está presente no Mercadinho Transmontano, de 15 em 15 dias, que decorre na zona do Porto.
Com a azáfama dia-a-dia e todos estes compromissos, Paulo, fica muitas vezes impossibilitado de estar a 100% no espaço físico da Transmontanices, mas basta um telefonema ou uma visita à “loja do lado”, que pertence à sua família, e as portas abrem-se para receber os seus visitantes.








A oferta de produtos da Transmontanices é enorme, concentrando-se em 5 áreas específicas – o artesanato, a cosmética natural, o vinho, os tradicionais instrumentos musicais e a sua livraria transmontana. Para além destes produtos, Paulo vende todo o tipo de produtos locais, desde o mel, o azeite, as compotas, os queijos, os chocolates, até à amêndoa.
O gosto pela arte transmonta, pela sua gastronomia e pelos ingredientes endógenos da região são um sucesso. Os sabonetes naturais e de leite de burra são bastante procurados. Os ímanes das máscaras transmontanas também são dos produtos que mais sucesso fazem, acabando por, muitas vezes, suscitar o interesse ao turista em levar a máscara no seu tamanho original.
O vinho também é um produto muito requisitado – vinho regional, do Douro Superior e Trás-os-Montes. Na Transmontanices, o vinho passa por uma rigorosa avaliação.
Não há um único produto que esteja aqui (na Transmontanices) que não tenha um crivo de aprovação, quer da minha parte, quer de alguns clientes e amigos a quem peço opinião.
Paulo Carvalho
É com produtores locais que a Transmontanices tem relações comerciais. São os seus fornecedores. E é a esses que Paulo pretende apoiar. Através do escoamento dos produtos da região, sendo este um dos principais motivos para participar em várias feiras e eventos desta área.
Outra forma de valorizar e demonstrar o seu apoio aos produtores, é através da realização de eventos nas suas lojas – apresentações de livros sobre temáticas transmontanas, degustações, provas, entre outros, – no qual o espaço já se encontra preparado para a realização dos mesmos.
As redes sociais são uma grande ferramenta para Paulo, visto serem um elo de comunicação diário e efetivo. Visite o Facebook da Transmontanices e fique a par das novidades.