Partilhar a ORIGEM

Sessão de partilha de ideias com os agentes locais – Projeto ORIGEM:MOGADOURO

No passado dia 11 de março a Casa das Artes e Ofícios de Mogadouro acolheu uma sessão de partilha de ideias com os agentes locais sobre o projeto ORIGEM:MOGADOURO, uma iniciativa totalmente baseada nos produtos locais e vocacionada para a sua promoção.

O ORIGEM:MOGADOURO funciona como uma marca chapéu que agrega o que de melhor pode ser feito, visto, sentido e vivido neste concelho, unindo o território sob este signo de qualidade e distinção, que identifica os produtos, as empresas, os lugares e a cultura genuinamente mogadourenses.

Esta sessão, que integrou o programa da Feira Franca dos Produtos da Terra – Amendoeiras em Flor 2023, teve como principal objetivo compreender as necessidades, experiências e expectativas dos envolvidos no projeto ORIGEM:MOGADOURO.

O evento contou com a participação de mais de 80 pessoas, que discutiram temas como a cooperação entre os produtores locais, o controlo de qualidade, as diversas oportunidades de comercialização dos produtos e a importância da divulgação do que melhor representa Mogadouro, enquanto região. A sessão foi ainda transmitida em direto através das redes sociais, com uma adesão bastante positiva.

A sessão foi dirigida pelo Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, contando no painel de abertura com a presença do Presidente da Direção da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro, João Neves e do Presidente da Assembleia Municipal, Vitor Batista.

As intervenções foram dinamizadas pelo jornalista Paulo Afonso, que chamou à palavra várias personalidades chave para o debate sobre a implantação de produtos regionais no mercado global, como o professor do IPB (Instituto Politécnico de Bragança) Albino António Bento, o antropólogo Paulo Lima, a técnica de marketing da CIM-TTM, Isabel Andrade, o designer do ORIGEM:MOGADOURO, Paulo Passos e a Vereadora da Cultura e Turismo do Município de Mogadouro, Márcia Barros.

Destacaram-se os contributos dados pelos produtores, comerciantes e agentes locais, que sinalizaram os pontos fortes e oportunidades de melhoria do projeto, identificando as suas principais dificuldades nas abordagens que, isoladamente, vêm fazendo ao mercado.

Seis meses após o lançamento do ORIGEM:MOGADOURO, o seu coordenador, Hélder Ferreira, funcionário da Câmara Municipal de Mogadouro, apresentou os principais indicadores relativos à consolidação do projeto, que revelou um crescimento acelerado e muito positivo, tanto ao nível de produtores aderentes como do alcance das ações de comunicação.

Fonte: Agenda Municipal (2º trimestre 2023)

Fotografias: David Rodrigues