Mogadouro: promover a fixação da população no Interior

Mogadouro: promover a fixação da população no Interior

O Município de Mogadouro recebe, mais uma vez, a Feira dos Gorazes, uma das mais antigas do país. Em entrevista, António Pimentel, Presidente da Câmara Municipal, conta que o evento é um catalisador para a economia rural e que promove as regiões do Interior do país.

A Feira dos Gorazes é uma das feiras anuais mais antigas de Portugal e, seguramente, a mais importante e antiga feira das Terras de Trás-os-Montes. Quais as suas expetativas para a realização do evento no presente ano?

Tendo em conta que nos últimos dois anos não foi possível realizar este certame, as nossas expetativas são elevadas. Esperamos uma grande afluência de público e também de expositores e comerciantes.

cartaz feira dos gorazes

Este vai ser um evento de reencontros e de retoma de um ritmo de participação e de produção que historicamente está associado aos Gorazes. Sendo esta uma feira temática, dedicada às principais atividades económicas regionais – a agricultura e a pecuária – contamos poder contribuir para a divulgação e comercialização de produtos, ferramentas e tecnologias relacionadas com estas áreas.

Sendo esta uma das 7 maravilhas da nova gastronomia, acredita que este certame é também um fator potenciador da economia rural? Para além dos negócios, os visitantes poderão assistir a espetáculos musicais e a atividades desportivas, tal como tem acontecido nas edições anteriores?

Sim, este evento é definitivamente um catalisador para a economia rural. Através da organização de várias atividades complementares à Feira dos Gorazes, é nosso objetivo promover todo o território e os seus recursos, variados e originais, no campo do turismo, do lazer e da gastronomia.

O programa de atividades conta com uma montaria ao javali, concursos de tiro ao prato, passeios todo-o-terreno, exposições de animais de quinta e espetáculos musicais. Uma das atividades programadas é o showcooking com produtos regionais.

Neste momento, o Município está a preparar o lançamento da plataforma “Origem Mogadouro”, um projeto que pretende promover a digitalização da economia local e a Feira dos Gorazes faz parte da estratégia de consolidação desta iniciativa, tão ambiciosa e necessária para os nossos comerciantes.

s.preseidente pimentel

Ainda nesta linha de promoção da qualidade dos produtos endógenos, o programa da Feira dos Gorazes inclui a assinatura do Protocolo de Certificação dos Lagos do Sabor como Bio-Região, prevista para dia 16 de outubro, às 14h30.

O concelho de Mogadouro é conhecido pelo seu património histórico. Assim sendo, quais os pontos de interesse que gostaria de destacar?

Falando-se de património histórico, é incontornável a referência ao centro histórico da Vila de Mogadouro. No entanto, são também dignos de visita muitos monumentos dispersos pelas nossas aldeias, como o Castelo de Penas Roias, os castros, as igrejas com origens românicas como Algosinho e Azinhoso, os pelourinhos, e as próprias construções tradicionais, testemunhos da história desta terra, tão vasta e tão rica.

Publicado originalmente: Revista Business Portugal

Fonte: https://revistabusinessportugal.pt/mogadouro-promover-a-fixacao-da-populacao-no-interior/