As boas memórias partilham-se à mesa

As boas memórias partilham-se à mesa

Marco Gomes, orgulhoso transmontano, é chefe e proprietário de um restaurante.

Esteve presente nesta edição da Feira dos Gorazes, no showcooking que decorreu no sábado, presenteando os convidados com saborosos pratos, confeccionados com os produtos ORIGEM:MOGADOURO.

Desde cedo que Marco Gomes decidiu enveredar pela área da gastronomia, tendo frequentado o seu primeiro curso de culinária na cidade de Bragança. Quando ingressou no mercado de trabalho, o chefe cozinhou no Hotel Forte de S. Francisco, em Chaves e, mais tarde, mudou-se para o Algarve, mais precisamente para a Quinta do Lago. Em 1999, regressou a Trás-os-Montes, tendo inaugurado o Hotel SPA Alfândega da Fé, localizado na Serra de Bornes.

Marco Gomes decidiu abrir o seu próprio restaurante em 2003, na cidade do Porto, chamado de “Restaurante Foz Velha”; este foi tido como um marco gastronómico na cidade invicta durante 13 anos consecutivos. Durante este período, o chefe abriu a sua própria Academia de Formação Culinária. Atualmente, é proprietário do restaurante “Oficina” e consultor na área da restauração e hotelaria, aplicando os conhecimentos adquiridos com a sua experiência profissional.

Apesar de todas as ocupações, Marco Gomes ainda consegue arranjar disponibilidade para uma rubrica culinária no programa “Praça da República”, transmitido pela RTP. Neste segmento, o chefe é responsável por partilhar receitas tradicionais, conseguindo dar a conhecer os produtos transmontanos a vários portugueses.

No passado dia 18, Marco Gomes levou consigo o ORIGEM:MOGADOURO, tendo cozinhado uma refeição exclusivamente com os produtos locais, tais como o azeite Conrequinte, os enchidos da Carnes Sabores do Planalto e do Bísaro do Planalto, dando destaque à zona transmontana, Mogadouro mais especificamente.

Visite o Instagram e o Facebook do ORIGEM:MOGADOURO para ver esta e outras publicações.