Porquê em Mogadouro?
O Mel dos Castros é a evolução da tradição apícola da família Castro e marcou o regresso de Raul e Alice a Mogadouro pelo amor à terra natal, depois de terem estado emigrados em França. Raul conhecia a atividade, Alice aprendeu o ofício, ganhou-lhe o gosto e diz que “A apicultura tem muito que se lhe diga. A gente estando a falar, tem sempre o que dizer”.
Como é que o território contribuiu para a qualidade do seu produto?
Além da vegetação, “o clima favorece porque na altura das abelhas fazerem o mel, se não houver aquelas temperaturas, um bocadinho de humidade, elas já não fazem” e Mogadouro distingue-se por ter menos poluição do que outros locais nacionais e internacionais onde também se produz este produto.
O que diferencia o seu produto?
“O nosso mel foi o primeiro a ser utilizado aqui em Mogadouro”, pioneiro na rotulagem e na comercialização. Quanto à qualidade, “não tem químicos, não tem nada. É uma coisa mesmo natural”, mas “não posso dizer que o meu mel é melhor do que os outros que vêm da mesma zona, é igual”.
a nossa origem
A história do Mel dos Castros começou há 25 anos, quando Raúl e Alice voltaram à terra que os viu crescer depois de terem emigrado para França. Um regresso marcado pela ligação ao concelho que dá um sabor especial ao mel, favos de mel e pólen que produzem na aldeia de Macedo do Peso.
Aconteceu na viragem do milénio, mas a evolução deste negócio local que assegura parte do rendimento do casal Castro não se conta em anos. Conta-se em gerações, começando nas memórias do avô de Raúl que se dedicava à atividade apícola para consumo caseiro e vendas pontuais a quem, já na altura, conhecia e apreciava as propriedades inigualáveis deste produto transmontano.
Alice lembra que estava grávida do segundo filho quando decidiram dar ouvidos à saudade e deixar para trás o trabalho nos campos agrícolas franceses. Fizeram as malas porque “gostávamos mais da nossa terra” e o filho acabou por continuar a tradição familiar, crescendo no concelho com as colmeias por perto.
Ao contrário de Raul, Alice não conhecia o ofício e lembra-se de rir quando o viu o marido vestido com o fato de apicultor pela primeira vez pois parecia-lhe “um astronauta que ia à lua”. A inexperiência deu lugar ao “gosto” e hoje descreve com precisão o processo de recolha e produção do pólen, os fatores que contribuem para a quantidade de mel produzida anualmente e como asseguram a alimentação das abelhas fora dos meses de polinização.
Cada embalagem de Mel dos Castros transporta o legado apícola da família que lhe dá nome e a inovação de terem sido pioneiros na rotulagem e na comercialização em Mogadouro. Produtos com sabor a regresso à origem que se podem encomendar diretamente ou encontrar tanto nas feiras e romarias da região, como em Lisboa e Porto. Quem estiver fora de Portugal tem a oportunidade de os encontrar na feira mensal que se realiza perto da Barragem de Almendra (Espanha) e em França.
Pode visitar Raúl e Alice na aldeia de Macedo do Peso, na Rua da Pracinha, 1, 5200-401, Mogadouro.
Caso queira entrar em contacto com os produtores do Mel dos Castros pode fazê-lo através do número de telemóvel +351 934 784 422 (chamada para a rede móvel nacional) ou enviar e-mail para [email protected].
os nossos produtos

Mel claro, com sabor suave

Mel escuro, com sabor intenso

Pólen de abelha, com vitaminas e antioxidantes
compre online os produtos ORIGEM:MOGADOURO
compre no comércio local os produtos ORIGEM:MOGADOURO

Comtradição
Estrada Nacional 221, 23,
5200-290, Mogadouro
279 343 614

Mínimo Preço
Avenida do Sabor, 15,
5200-230, Mogadouro
279 343 739

Talhos Confiança
Avenida do Sabor, 18,
5200-288, Mogadouro
279 341 267

Frutas Vanessa
Avenida do Sabor, 52,
5200-222, Mogadouro
279 341 542

Talho Novo
Pc. Eng. Duarte Pacheco, 19, 5200-213, Mogadouro
936 685 983
Licenciamento e certificações
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
reconhecimento e prémios
Mel dos Castros
Rua da Pracinha, 1,
5200-401, Mogadouro
+351 934 784 422
(Chamada para a rede móvel nacional)
para aderir e saber mais
contacte-nos
+351 279 343 565
(Chamada para a rede fixa nacional)