MEL

HENRIQUE DOS SANTOS ALVES

Porquê em Mogadouro?

A aldeia de Macedo do Peso foi o berço do seu nascimento e por lá continua a permanecer.  Local onde sente uma pertença sem igual.

Como é que o território contribuiu para a qualidade do seu produto?

A ruralidade do território, potencia uma menor poluição. Nos vales encaixados do Rio Sabor e dos seus principais afluentes, Maças e Angueira, não se explora agricultura, dado aos seus difíceis acessos para as máquinas agrícolas. Constitui assim um local repleto de encostas de mato natural, atribuindo uma peculiar qualidade à sua pureza.

O que diferencia o seu produto?

A qualidade, o conhecimento e a experiência de vários anos de trabalho. O que se traduz em clientes fiéis há mais de 30 anos, em Espanha, e de norte a sul de Portugal Continental.

a nossa origem

A vida começa com um romance. Por pessoas, pelo trabalho ou pelo território.

Henrique Alves, um puro entusiasta pela vida e um admirável cuidador do território. Foi na sua adolescência que começou a ter contacto com as abelhas, ao acompanhar os seus pais nos trabalhos agrícolas, dos quais as abelhas também faziam parte da subsistência da família. Foram os momentos do seu quotidiano familiar que o viriam a marcar para o resto da sua vida.

Nascido na aldeia Macedo do Peso, local onde sempre viveu até aos dias de hoje, demonstra efusivamente o amor que sente pela sua terra, numa simples conversa.

Em 1974 casou e dedicou-se à apicultura. Atividade que tanto gosta de trabalhar e que ainda exerce atualmente. Em jeito de conversa Henrique confidenciou uma história engraçada, de quando começou a produzir o seu mel. Na altura o mel não era um produto que se encontrava nas vitrines das lojas, porque, casa sim, casa não, tinha colmeias e as famílias remediavam-se.

Henrique assistindo à impassividade relativa à venda de mel, decidiu arriscar. Juntou 20 e tal frascos de tofina (antigos frascos de café) e encheu-os com mel. Carregou a sua pequena carrinha de caixa aberta e rumou até à feira de Mogadouro. Montou a sua banca e logo começou a ter reações, “olha mel a vender”. Certo é que antes de terminar a feira, vendeu tudo.

Com a “boca doce” Henrique começou a ser presença assídua na feira. Pegou tal e qual como uma mosca se pega ao mel. Ainda hoje faz a feira de Mogadouro. E se alguma vez faltar, a sua ausência é logo sentida.

Uma atividade profissional que muita alegria lhe trouxe, para além das amizades e do sustento financeiro. O trabalho, esse foi duro, mas os frutos traduzem-se numa vida repleta de amor, amor pela vida.

Henrique bem disse, a vida é um romance para ser vivido, durante toda a nossa vida.

Os nossos produtos

Compre online os produtos ORIGEM:MOGADOURO

Licenciamento e certificações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Reconhecimento e prémios

Muito bom. Recomendo!
António Martins
Adoro o vosso mel!
Irene Remondes

entre em contacto

Entre em contacto ou solicite os nossos produtos através deste formulário!
Contacto Origem Mogadouro Produtores

Henrique dos Santos Alves

Macedo do Peso, 5200-401, Mogadouro

+351 963 961 602
(Chamada para a rede móvel nacional)

+351 279 549 264
(Chamada para a rede fixa nacional)

caminho 273@2x.webp

descubra mais
em Mogadouro

para aderir e saber mais

contacte-nos

+351 279 343 565

(Chamada para a rede fixa nacional)