Recinto de Valorização e Promoção dos Produtos do Território

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Prof. António Cunha, que, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, levantou a bandeira que cobria a pedra inaugural.

Este pavilhão que o Município designou oficialmente como Recinto de Valorização e Promoção dos Produtos do Território, é uma obra que transitou do Executivo anterior, tendo um orçamento inicial de cerca de 1 Milhão e 200 mil euros, mas que contava apenas com um financiamento de 179 mil euros, através do Programa BEM (Beneficiação dos Equipamentos Municipais), gerido pela CCDR-N.

Durante o último ano, o Executivo Municipal procurou ativamente novas oportunidades para aumentar o financiamento desta obra e, assim, diminuir os custos suportados pela própria autarquia. Essa oportunidade surgiu através do PROVERE, o Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.

No início do verão, o Município de Mogadouro apresentou uma candidatura a este programa, que resultou aprovada com um financiamento total de 347,5 mil euros. No entanto, esta obra ainda tem uma taxa de financiamento muito baixa, de apenas 33,9%, por isso, o Município mantém o objetivo de continuar a trabalhar pelo aumento do cofinanciamento para uma taxa de 85%.

A alteração mais visível introduzida nesta estrutura recaiu sobre a imagem exterior do próprio edifício, que se levou a cabo através da ocultação da grande faixa azul junto ao telhado, que o marcava e o fazia destacar entre o conjunto urbanístico do resto da vila, conferindo ao pavilhão um carácter de elemento estranho à continuidade e à harmonia do todo urbano de Mogadouro. Sem prejudicar a iluminação natural do interior do pavilhão, esta faixa azul foi coberta com painéis ilustrados com elementos alusivos aos produtos endógenos e à cultura local.

Esta nova opção, mais mimetizada e compatível com a harmonização com o espaço envolvente, vai ao encontro da estratégia de divulgação dos produtos do território, que o Município pretende implementar através da promoção da iniciativa ORIGEM:MOGADOURO.

Durante o seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal lançou o apelo ao Presidente da CCDR-N para a necessidade de reforçar o financiamento do projeto do Recinto de Valorização e Promoção dos Produtos do Território, e aproveitou ainda para lhe apresentar as várias medidas e obras em carteira para os próximos anos, na expetativa de que estas recebam o acolhimento e o apoio necessários para viabilizar a sua execução e, consequentemente, o desenvolvimento do concelho.

Fonte: Agenda Municipal (4º trimestre 2022)