Mogadouro volta a celebrar a tradicional Feira dos Gorazes

Entre os dias 13 e 16 de outubro o concelho de Mogadouro volta a celebrar a tradicional Feira dos Gorazes, uma das maiores Feiras de Agricultura do país.

Esta feira foi sempre relacionada com a apresentação dos recursos económicos do território, maioritariamente nas áreas da agricultura e pecuária, exercendo ao mesmo tempo as funções de montra e de mercado para os produtos regionais.

Entre os dias 13 e 16 de outubro o concelho de Mogadouro volta a celebrar a tradicional Feira dos Gorazes, uma das maiores Feiras de Agricultura do país, que este ano vai receber o maior número de expositores de sempre, e apresenta algumas novidades na sua estratégia de desenvolvimento.

gorazes 2023 artigo

A edição deste ano surge como uma evolução da “Feira dos Gorazes – Feira de Atividades Económicas do Nordeste Transmontano”, que se vem realizando em Mogadouro desde a alta Idade Média. Esta feira foi sempre relacionada com a apresentação dos recursos económicos do território, maioritariamente nas áreas da agricultura e pecuária, exercendo ao mesmo tempo as funções de montra e de mercado para os produtos regionais.

A contemporaneidade exige um esforço de adaptação e evolução no conceito deste evento, de forma a que as atividades desenvolvidas continuem a produzir efeitos positivos sobre os principais sectores económicos da região. O Turismo é uma atividade emergente e em crescimento, no concelho de Mogadouro e em todo o nordeste de Trás-os-Montes, que é preciso apoiar e promover.

Nesta senda, em 2023 será lançada a primeira edição da “Feira dos Gorazes – Feira de Atividades Económicas e Turísticas do Nordeste Transmontano” , que deixará de se centrar apenas nas atividades económicas tradicionais (agricultura e pecuária) e passará a contemplar também as atividades turísticas, numa perspectiva de projeção nacional e internacional do território e dos recursos naturais, patrimoniais e culturais passíveis de gerar fluxos turísticos.

O certame contará com atividades em vários espaços conexos: no interior do Parque de Feiras e Exposições estarão os expositores generalistas e o espaço cultural, onde serão feitas apresentações técnicas, atuações de grupos etnográficos e a sessão de abertura do evento. A poucos metros estará o pavilhão “Origem Mogadouro”, com espaço de exposição para os produtores locais.

O Espaço para a Preservação e Valorização das Associações e das Raças Autóctones será inaugurado no dia 13 de outubro e vai ser palco do IV Concurso de Cão de Gado Transmontano, da Exposição de Animais do CRO e das Chegas de Touros de raça mirandesa, programados para domingo, dia 15.

epvara artigo gorazes

No exterior do recinto encontram-se a tenda de exposição de animais de raças autóctones, os expositores de maquinaria agrícola, e o Restaurante tradicional onde se degusta a típica Marrã dos Gorazes e a famosa Posta à Mirandesa.

A animação será certamente um dos pontos altos do evento, tendo como cabeças de cartaz os músicos “Diogo Piçarra” e “Calema”.

cartaz gprazes 2023

Nos dias 15 e 16 haverá também Feira de Rua e mercado tradicional. Ao todo, conta-se com a participação de cerca de 400 expositores e são esperados cerca de 15 mil visitantes durante os 4 dias de Gorazes.

A Sessão de Abertura contará com a presença de várias autoridades políticas nacionais e regionais, sendo o ato de inauguração presidido pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Publicado originalmente por: Notícias do Nordeste

Leia a notícia aqui.

Visite o Facebook e o Instagram de ORIGEM:MOGADOURO.