FRUTOS SECOS

DAMENDOA

Porquê em Mogadouro?

Cristina e Joel lançaram a Damendoa em Mogadouro “porque somos daqui”. Foi este afeto pela terra que conhecem desde sempre que os motivou a dedicar-se à produção de amêndoa desde o seu estado mais puro até às variedades inovadoras que diferenciam a marca.

Como é que o território contribuiu para a qualidade do seu produto?

“As temperaturas” são um elemento importante para as amendoeiras que “já estão habituadas a este clima” e fornecem a matéria-prima da Damendoa.

O que diferencia o seu produto?

“É um produto biológico” que “tem sabor, tem qualidade” Os únicos aditivos são “o sal, o açúcar e as especiarias e “tudo é feito artesanalmente. Não há nada com máquinas, não é uma coisa uniforme”.

a nossa origem

As amendoeiras da Damendoa fazem parte da paisagem de Saldanha, mas não é preciso ir lá para saborear as amêndoas de Cristina e Joel. Podemos encontrá-las à venda em inúmeros locais da vila e arredores, no seu estado natural e com sabores extra que as tornam únicas. Desde o comércio local a espaços de lazer, a Damendoa já pode ser saboreada em todo o lado!

As raízes das amendoeiras são profundas e longas, tal como as raízes de Cristina e Joel no concelho de Mogadouro. Aqui criaram um negócio local que oferece uma nova perspectiva da amêndoa convencional e contraria a ideia globalizada de que é sempre igual, independentemente da sua proveniência, mas quem prova as amêndoas biológicas da Damendoa pode provar que não é assim.

Os amendoais foram plantados em 2016 no lugar de Saldanha, a cerca de 15km da sede de concelho, com o objetivo de comercializar o produto “em bruto”.

Oito anos depois, no início de 2024, começavam os preparativos para lançar a marca com variedades que agradam os apreciadores de sabores doces, salgados e picantes, sem esquecer aqueles que gostam de ser surpreendidos.

Os equipamentos ajudam, contudo, a essência da Damendoa são as mãos que apanham, adoçam, salgam, apimentam, embalam e distribuem este fruto seco em dezenas de estabelecimentos comerciais do concelho e da região. Além de ser vendido em supermercados, os clientes dos cafés e das pastelarias já se habituaram a pedir a sua bebida acompanhada pelo “saco de amêndoas”.

Este trabalho exigente com o qual Cristina e Joel conciliam os respetivos empregos é encarado como um reforço da “união” familiar, uma oportunidade para “estarmos mais tempo juntos”. É verdade que a união faz a força e a marca Damendoa vai-se fortalecendo, sobretudo em Mogadouro onde o impacto, segundo Cristina e Filipa tem sido “muito grande” e “positivo”.

As feiras também são outro ponto forte. A estreia foi, curiosamente, nas Amendoeiras em Flor, seguindo-se outras em Portugal e França que permitiram “conhecer pessoas, outras marcas” e gerar “novas ideias”.

Ideias essas que estão presente desde a primeira variedade que criaram, a amêndoa caramelizada, feita em caldeira de cobre, e à qual se seguiram a salgada, a salgada-picante, a extra-picante, a torrada, a com canela e gengibre e o torrão.

os nossos produtos

Compre online os produtos ORIGEM:MOGADOURO

No products were found for this query.

compre no comércio local os produtos ORIGEM:MOGADOURO

Licenciamento e certificações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

reconhecimento e prémios

"Top! As caramelizadas são as minhas favoritas!"
David Rodrigues
Facebook

entre em contacto

Entre em contacto ou solicite os nossos produtos através deste formulário!

Damendoa

Zona Industrial de Mogadouro,
Núcleo de Cozinhas Regionais,
5200-287, Mogadouro

+351 936 654 630

(Chamada para a rede móvel nacional)

[email protected]

descubra mais
em Mogadouro

para aderir e saber mais

contacte-nos

+351 279 343 565

(Chamada para a rede fixa nacional)