PÃO/DOCES

CASA DAS CRUZES

Porquê em Mogadouro?

A mudança de casa para Travanca possibilitou que Rita fizesse o que gosta. O forno a lenha e a masseira em que confeciona o pão e os bolos tradicionais foram dois elementos-chave para garantir os produtos verdadeiramente caseiros que quer garantir aos seus clientes.

Como é que o território contribuiu para a qualidade do seu produto?

Os principais ingredientes provêm da terra e dos animais de Mogadouro. Os ovos, a farinha “Moagem de Tó” e o azeite são alguns “produtos naturais” que, diz, “sempre comprei aqui, nunca comprei a empresas de fora. Fui sempre aqui ao produtor, ao comércio local”.

O que diferencia o seu produto?

Na Casa das Cruzes segue-se a tradição a rigor num processo em que “é tudo natural”. As receitas “são todas caseiras” e “tudo é feito à mão”. Sempre com o tempo certo e sem a velocidade industrial que compromete o sabor e a qualidade: “eu não tenho máquina, não uso nada elétrico”.

a nossa origem

Dormidos, económicos, bôlas da sertã, folares, rosquilhas, bôlas fritas e de azeite… quem conhece os produtos típicos transmontanos fica com água na boca ao lembrar-se do sabor destas maravilhas gastronómicas que fazem recuar no tempo e nas memórias.

Na Casa das Cruzes, em Travanca, uma freguesia do concelho de Mogadouro, elas partilham a masseira e o forno a lenha com o tradicional “pão da avó” que ali é feito por Rita Gonçalves para responder aos clientes que procuram o verdadeiro gosto caseiro.

O que é hoje um negócio local sério começou como “uma brincadeira”. A estreia de Rita foi na Feira Franca dos Produtos da Terra (Amendoeiras em Flor) de 2008 e, a partir de então, deu continuidade ao gosto de meter as mãos na massa “como faziam a minha mãe e a minha avó”, acrescentando “eu gostava daquilo”.

casa das cruzes rita gonçalves

Um gosto que resulta em produtos únicos pois “tudo é feito à mão” e com ingredientes caseiros. Caraterísticas distintivas dos seus produtos que a motivaram a aproveitar o tempo extra dado pelo confinamento da pandemia COVID-19 para criar a marca e a página do Facebook em que se repete a frase “visite Travanca, compre Tradição”.

A junção da tradição e da divulgação moderna nas redes sociais aumentou o número de encomendas e alterou a rotina familiar. O apoio é geral e a ajuda surge sempre que é necessária. Desde o marido aos filhos, sem esquecer a irmã e a mãe, “quando é o dia para fazer, estamos todos ali, a família envolve-se (…) pronto, é mesmo caseiro”.

Na vida de Rita, a Casa das Cruzes e o emprego são conciliados com um ritmo próprio. Na cozinha não existe a velocidade dos equipamentos elétricos, por opção, e as horas parecem levedar como a massa do pão e dos bolos quando faz o que lhe dá “gozo”: “estar a amassar, estar ali a fazer e pronto”. É o tempo certo para confecionar não só receitas tradicionais, mas também as que lhe são pedidas pontualmente, como o folar de canela ou de marmelada, o pão de alfarroba, o pão de ló molhado na altura da Páscoa, os doces e sobremesas que compõem a ceia natalícia e não só…

É verdade que se pode perpetuar a tradição com novas perspectivas e Rita gosta de inovar. Um exemplo de sucesso é a Queijada de São Martinho que criou na Feira de São Martinho (aldeia de Tó) e em breve surgirá outra novidade feita com o verdadeiro gosto caseiro da Casa das Cruzes, naturalmente. Quem já provou, diz que é “uma delícia”.

os nossos produtos

Compre online os produtos ORIGEM:MOGADOURO

No products were found for this query.

compre no comércio local os produtos ORIGEM:MOGADOURO

Licenciamento e certificações

reconhecimento e prémios

"Adorei, uma verdadeira delícia, ficamos à espera de mais!😋"
Ilda Neves
Facebook
"Super fã das queijadas…. Que maravilha!"
Liliana Martins
Facebook

entre em contacto

Entre em contacto ou solicite os nossos produtos através deste formulário!

Casa das Cruzes

Bairro das Cruzes, 113
5200-452, Travanca,
Mogadouro

+351 932 223 467
(Chamada para a rede móvel nacional)

[email protected]

descubra mais
em Mogadouro

para aderir e saber mais

contacte-nos

+351 279 343 565

(Chamada para a rede fixa nacional)